domingo, 25 de abril de 2010

Nanotecnologia usada no tratamento do cancer

sábado, 24 de abril de 2010

Paralisia total a um passo da Cura


Os cientistas da Universidade Case Western, nos Estados Unidos, conseguiram controlar os músculos de um paciente com paralisia total, em estado inconsciente, enviando pulsos de eletricidade diretamente para os nervos, sem precisar interferir no cérebro. O estudo foi publicado recentemente no Journal of Neural Engineering.


De acordo com os cientistas, a tecnologia marca o início de um futuro promissor para pacientes com algum tipo de paralisia, mesmo os tetraplégicos, que poderão recuperar a capacidade de controlar seus músculos, podendo sentar-se na cama ou até mesmo voltar a andar.


Quando a espinha é lesionada, a conexão que traz os comandos de movimentação no cérebro ? dos nervos até os músculos ? se rompe e os nervos situados abaixo da região que perdeu o movimento ficam inertes, como fios elétricos sem energia. A nova técnica consiste em conectar minúsculos fios elétricos diretamente a esses nervos inativos, permitindo o envio de comandos de forma artificial para movimentar os músculos
O desenvolvimento da nanotecnologia está permitindo a fabricação de fios cada vez mais finos e sua conexão de forma precisa, permitindo selecionar músculos individuais para serem ativados através de comandos artificiais gerados por computador.


Nesta pesquisa, os cientistas demonstraram a possibilidade de controle preciso dos quatro músculos necessários para que uma pessoa possa ficar de pé, o que já seria um avanço sem precedentes para um paciente totalmente paralisado sobre uma cama.


Agora, os pesquisadores estão solicitando autorização às autoridades de saúde para fazer um teste em larga escala da nova técnica, envolvendo um maior número de pacientes e objetivando o controle muscular mais preciso.  

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Nanopartícula no tratamento do câncer

        Agora há prova de que um vencedor do Prêmio Nobel de tecnologia pode oferecer a terapia direcionada diretamente para as células do tumor de câncer, diz uma equipe da California Institute of Technology pesquisadores liderados por Mark Davis, que publicou seus resultados na Nature . Seus ensaios clínicos mostraram que uma nanopartícula de polímero injetado especializada "bloodstreams pacientes, de fato, levar uma mensagem off-interruptor genético para células cancerosas, tornando suas proteínas capazes de replicar.
A nanopartícula alvo utilizado no estudo e mostrado neste esquema é feito de um polímero original e pode fazer o seu caminho para as células tumorais humanas de uma forma dose-dependente. (Crédito: Caltech / Derek Bartlett)
"O importante aqui é ser capaz de modelo e alvo a proteína", o membro da equipa de investigação Antoni Ribas, professor adjunto da medicina e cirurgia na UCLA Jonsson Comprehensive Cancer Center , disse TechNewsWorld.
Agora que o baseado em método de nanotecnologia tem sido demonstrado, os investigadores podem começar a trabalhar com ele para desenvolver terapias não só para os cancros, mas também para doenças degenerativas como Alzheimer e desordens metabólicas, como diabetes, o estudo membro da equipe Yun Yen, diretor adjunto para a translação investigação na Cidade da Esperança Comprehensive Cancer Center , disse TechNewsWorld.

Escondido proteínas
Os pesquisadores já sabiam que a desativação células cancerosas de replicação pode conter a chave para importantes avanços no tratamento. No entanto, antes deste ensaio clínico, que teve problemas visando a construção de proteínas específicas das células, que por vezes permanecem escondidos nas dobras das cadeias genéticas.
Esta é uma descoberta que mais de uma década vem dentro ganhadores do Prêmio Nobel Andrew Fire e Craig Mello descobriram que desligar os genes do cancro era mais fácil quando se utiliza a interferência do RNA. Este método usa double-stranded RNA interferente pequenas cadeias (siRNAs) para cortar o RNA mensageiro de células cancerígenas utilizam para repliate, ao invés do RNA ou DNA em si.
Pesquisadores Fire e Craig fez a sua descoberta em worms, porém, e até agora ninguém tinha demonstrado que os siRNAs poderiam ser introduzidos seres humanos e fazer a sua maneira de alvo as células cancerosas.
Agora, Davis, Ribas e sua equipe tem as fotos para provar que eles usaram as nanopartículas para entregar siRNAs diretamente às células cancerosas e que os siRNAs têm realmente interferiu com a capacidade das células cancerosas "se multiplicar. A microscopia eletrônica captou imagens das nanopartículas em volta e mesmo dentro das células cancerosas.
Segurança em primeiro lugar
A pesquisa é parte de um ensaio clínico de fase I da nova terapêutica, em que os tratamentos potenciais são primeiro verificados a segurança em seres humanos. Quinze pacientes foram envolvidos global, Ribas disse TechNewsWorld. Todas tinham câncer, apesar de seus tumores variou no tipo.
Apenas três dos pacientes tinham células cancerosas biópsia para demonstrar a eficácia das nanopartículas e siRNA, destacou Ribas.
Esses pacientes tinham melanoma, um câncer de pele e, assim, as células eram mais fáceis de alcançar para a biópsia, ele explicou.
O próximo passo é se inscrever para os investigadores e os pacientes mais completo de Fase II e III ensaios clínicos, disse Ribas.
Acertando o alvo
As proteínas do cancro das células-alvo por parte do agente de nanopartículas foram efectivamente entregues em split exatamente no lugar destinado a pesquisadores, Davis disse. Esta é a primeira vez que este mecanismo foi demonstrado em seres humanos, e suas implicações para o trecho muitas formas de cancro e mais longe em outras doenças.
Esta micrografia eletrônica mostra a presença de numerosos siRNA contendo nanopartículas direcionados tanto entrada e dentro de uma célula tumoral. (Crédito: Caltech / Mishra Swaroop)
"Em princípio", disse Davis, "isso significa que cada proteína é agora druggable porque sua inibição é realizado por destruir o mRNA."
O problema para os pesquisadores, até agora, vem ganhando a interferência de produtos químicos para as próprias células - neste caso as células, o câncer. equipe Davis desenvolveu um polímero único que pode se auto-montar em uma nanopartícula que contém o siRNA. A equipe mostrou que as nanopartículas atingir as células em diferentes concentrações com base em diferentes doses, o que significa que há possibilidades de adaptação de doses de combate a doença siRNA sobre uma doença, por doença, ou mesmo, paciente por paciente, com base.
Agora que uma plataforma de entrega foi estabelecida, disse Yen, os pesquisadores não precisa parar na entrega de agentes que interferem com o crescimento celular. Eles também podem desenvolver maneiras de reparar os danos causados pelo envelhecimento celular.
"Nós também pode entregar um gene para rejuvenescer a célula", disse ele. "Neste estudo, nós já podemos ver que pode inibir uma célula, o que eu estou dizendo é que nós também podemos melhorá-lo."

terça-feira, 20 de abril de 2010

Maior humanismo aos concursados e Drs!

O que era para ser apenas um dia de paralisação na área da saúde desde a ultima quinta-feira esta se estendendo até o dia de hoje (20 de Abril, Segunda-feira.). Essa palhaçada já tem ocorrido desde o ano passado e parece não haver solução. Desorientado os pacientes ficam na fila dos postos de saúde (SUS) sem conseguir atendimento.

A população perde um dia de trabalho para tentar resolver a causa do problema de saúde, enquanto os assalariados de maior renda estão buscando aumentar os gastos dos impostos, sendo que o publico para quem eles prestam serviço se contentam com o busão lotado, a cesta básica que nem um refrigerante é incluído, preocupação com seus filhos diante das bocas de fumo, pontualidade no trabalho e ainda ter que faltar um dia de serviço, onde pode ganhar um passe só de ida de volta pra casa. Isso porque os que se dizem tão superiores ainda não descobriram maneira mais eficaz para reivindicar seus direitos e sempre é o povo quem se machuca.

É preciso acabar com as greves, principalmente no setor publico, é incrível como este ato desonesto para com a população ainda não causa vergonha nos grevistas. A greve significa atraso, já que todo um país é pardo. É preciso expandir as idéias para conseguir soluções plausiveis. O pobre já não aguenta mais apanhar por todos os lados. Me envergonha saber que a saúde perde seus princípios só pra comprar um carro melhor, enquanto o povo que era a sua meta, quando você estudava oito horas diárias na faculdade de medicina ou se esforçou passando varias noites em claro estudando para a prova do concurso, deixa sua principal meta largado nas filas como animais insignificantes.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dia D reforça importância da vacinação contra gripe pandêmica




 Até às 18h deste sábado, mais de 18,3 milhões de brasileiros foram imunizados. Filhos do ministro José Gomes Temporão e trio BBB tomaram a vacina, dando exemplo a jovens de 20 a 29 anos

O Ministério da Saúde promove neste sábado (10) o Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1, em parceria com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A mobilização visa à imunização de gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a menos de dois anos e jovens de 20 a 29 anos. Até hoje às 18h, 18.317.600 brasileiros haviam se vacinado contra a gripe pandêmica.
Para marcar a abertura do “Dia D”, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, levou três dos quatro filhos (José Eduardo, 25, Fernando, 27, e Guilherme, 29) para se vacinarem no posto de saúde do Centro de Cidadania Rinaldo Delamare, na Rocinha, no Rio de Janeiro. A convite do Ministério da Saúde, o trio do Big Brother Brasil Kadu, 25, Lia, 29, e Ana Marcela, 25, também tomou a vacina no local, dando o exemplo para o grupo prioritário de 20 a 29 anos. Os três BBBs e os filhos do ministro foram vacinados pelo secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna.
O ministro Temporão destacou a importância da vacinação, que ocorre hoje em 36 mil postos de todo o País. “A vacina é muito segura e não tivemos relato de nenhuma complicação importante. Tome a vacina e proteja-se”. Ele fez um alerta que, em 2009, foram 2 mil casos de morte pela gripe e este ano foram 50, sendo 32% de mulheres grávidas. “A mulher, em qualquer fase da gravidez, deve tomar a vacina”, enfatizou.
BALANÇO PARCIAL - Em 2010, até o dia 3 de abril, foram registrados 361 casos de pessoas internadas com doença respiratória grave em todo o país. Mais da metade (56,2%) ocorreu na região Norte (203 casos). No mesmo período, houve 50 óbitos, nos estados do Pará (25), Paraná (8), Amazonas (6), Amapá (2), Maranhão (2), Minas Gerais (2), Goiás (1), Piauí (1), Ceará (1), Paraíba (1) e São Paulo (1).
Temporão também alertou para a circulação de boatos sobre a segurança da vacina, principalmente na internet. “Informações desse tipo são um disparate e revelam profunda ignorância. A população deve confiar no seu médico e nas autoridades de saúde, não em qualquer texto, escrito não se sabe por quem, que circula na rede mundial de computadores”.
“DIA D” DOS IDOSOS – Os idosos com doenças crônicas devem aguardar, pois terão um “Dia D” exclusivo para eles. Será em 24 de abril, quando começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum, que vai até 7 de maio. Nesse período, todas as pessoas com mais de 60 anos serão imunizadas contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinadas também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.