sexta-feira, 25 de março de 2011

Medula espinhal processa informações como o cérebro


Processamento distribuído
Pesquisadores canadenses causaram surpresa no mundo científico nesta semana ao anunciarem uma descoberta surpreendente.
Segundo eles, a medula espinhal processa informações exatamente como algumas partes do cérebro.
"Os livros-texto de fisiologia descrevem a medula espinhal como um sistema de distribuição, mas ela é parte do sistema nervoso central e processa informações exatamente como algumas partes do cérebro," afirmou o Dr. Patrick Stroman, da Universidade de Queens.
Mapa da medula
Os cientistas mapearam as funções e o processamento de informações da medula espinhal, o que pode representar um novo caminho para o tratamento das lesões da medula, que hoje condenam os pacientes à paralisia.
A pesquisa do Dr. Stroman é dirigida precisamente para o mapeamento das áreas acima e abaixo de lesões da medula espinhal, a fim de melhor determinar a natureza exata de uma lesão e a possível eficácia de um tratamento.
Quando a pesquisa médica tiver avançado até um ponto onde os médicos forem capazes de fazer uma ponte sobre a lesão, a técnica de mapeamento da medula do Dr. Stroman será o mapa que permitirá localizar com precisão as partes a serem religadas.
A técnica consiste em capturar várias imagens da medula espinhal usando um sistema de ressonância magnética convencional. A captura de imagens é repetida em intervalos de alguns poucos segundos até vários minutos.
Durante os exames, varia-se a temperatura na pele do paciente para que as áreas da medula espinhal que respondem às mudanças de temperatura sejam detectadas na ressonância magnética.
Processamento consciente
Durante a pesquisa, a equipe do Dr. Stroman foi surpreendida ao descobrir que os níveis de atenção impactam o processamento de informações na medula espinhal.
As mudanças no nível de atividade da medula espinhal foram captadas pelo aparelho de ressonância magnética quando os pesquisadores compararam o funcionamento da medula em pessoas que estavam alertas e em pessoas que estavam distraídas por uma tarefa.
"O efeito da atenção é uma das razões pelas quais, quando você está praticando esportes e se machuca, você muitas vezes não toma consciência da lesão até que o jogo acabe e sua atenção e seu foco mudam.
"Nós já sabíamos que o nível de atenção de uma pessoa afeta o processamento da informação no cérebro, mas essa descoberta revela que o nível de atenção tem de ser devidamente controlado nas pesquisas que visam mapear com precisão as funções da medula espinhal," diz o Dr. Stroman.
Efeitos práticos
A pesquisa de mapeamento da medula espinhal tem implicações importantes para pessoas com lesões na medula espinhal que sofrem de Dores Crônicas.
A pesquisa também se aplica a quaisquer condições, incluindo esclerose múltipla, fibromialgia, ou condições congênitas, nas quais a função da medula espinhal é afetada.

                                                                                                  Redação do Diário da Saúde

quarta-feira, 2 de março de 2011

Um Brasil que bate recordes cirúrgicos.


A cirurgia plástica no Brasil tem se tornado uma prática comum nos centros cirúrgicos, ora para uma melhora da aparência outra por problemas congênitos ou por lesão adquirida. Na maioria das vezes o que nos apresentam é uma probabilidade de erros cirúrgicos dando parecer que o numero de erros é maior que os acertos. Cabe ao paciente escolher a equipe cirúrgica que fará o procedimento. Para dar uma seguridade maior, nos seguintes parágrafos mostrarei características importantes pra quem deseja fazer uma cirurgia estética ou médicas.

O aperfeiçoamento dos centros cirúrgicos Brasileiros é considerado o numero um do mundo, pelo fato de sempre aperfeiçoarem novas técnicas e cobrar uma qualificação maior dos profissionais. Outro ranking do país é a segunda posição mundial que ocupa no numero de processos estéticos feito por intervenção cirúrgica, atrás apenas dos Estados Unidos. Sabendo destas informações é preciso escolher a clinica e a equipe que ira intervir.

Além da preocupação padrão, como a pesquisa com amigos satisfeitos com o procedimento e conferir se o médico responsável tem especialização em cirurgia plástica, ligado a (SBCP) é preciso ficar atento ao questionário apresentado pelo médico responsável, um bom profissional terá que, perguntar sobre as suas expectativas antes e após o procedimento, qual o mais indicado para o seu caso em particular, passar informações sobre precauções antes e pós-cirurgia, nível de complexidade, tipo de anestesia, a internação, o repouso, as restrições dos próximos dias e futuras. É de suma importância elaborar um conjunto de exames pré-operatórios para obter um excelente resultado, hemograma, exame clinico, cardiológico e até o raio-x do tórax.