terça-feira, 18 de maio de 2010

Clone




Recentemente, a notícia de que um centro de pesquisas sul-coreano está tentando clonar embriões humanos provocou uma grande celeuma internacional. Uma onda de protestos irados veio de todos os cantos do mundo.

   A ignorância sobre o assunto é fenomenal. Quando nascem dois ou três gêmeos univitelinos ou monozigóticos, oriundos de um mesmo zigoto humano, a natureza já está praticando sua clonagem, porque os conceptos assim formados são geneticamente 100% similares na prática.
   A clonagem já acontece naturalmente também quando nascem tatus. Os quatro ou cinco tatuzinhos que nascem são todos do mesmo sexo porque originaram-se de um processo de poliembrionia e são, assim, gêmeos monozigóticos. Um tatu macho nunca tem irmãs e um tatu fêmea (mulita) nunca tem irmãos do sexo masculino.
   Como vimos, a clonagem já acontece rotineiramente na natureza, embora muitas pessoas não se dêem conta disso. A ignorância sobre o assunto poderá limitar as pesquisas científicas sobre o assunto e assim prejudicar centenas de milhares de pessoas em todo o mundo que necessitam submeter-se a um transplante de córnea, coração, rins ou fígado.
   Se soubermos como clonar um ser humano, seremos também capazes de clonar órgãos específicos. Ao invés de usar o coração de um doador estranho, por exemplo, usaremos, se Deus quiser e num futuro próximo, uma célula somática 2n do corpo do próprio doente e ela poderá formar um coração novo, com tecido 100% compatível do ponto de vista imunológico.


Vantagem:

1. Vai diminuir a longa e agoniosa fila dos que esperam por um transplante;
2. Os medicamentos imunodepressores (que diminuem a resistência orgânica para evitar a rejeição do órgão transplantado) e seus muitos efeitos colaterais não serão mais necessários porque o novo órgão constituiu-se a partir de uma célula do próprio paciente e, assim, o organismo do receptor reconhecerá seus próprios antígenos;
3. Qualquer órgão poderá ser formado novamente. No caso do governador de São Paulo, Mário Covas, cuja bexiga urinária foi removida cirurgicamente em virtude de um tumor maligno e substituída por uma parte do intestino, ele poderia contar, por exemplo, com uma bexiga de verdade e os médicos não precisariam ficar várias horas tentando reconstruir o órgão em questão.    Corremos um sério risco de que a ignorância, o preconceito e a politicagem venham a limitar seriamente esse avanço biotecnológico importante para o bem-estar da humanidade, principalmente daqueles que esperam anos e mais anos por um rim ou coração novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário