quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O CÂNCER DE OVÁRIO: PARANDO UM ASSASSINO SECRETO

Quando o câncer de ovário é descoberta cedo, tem uma taxa de cura de 90%, e ainda 16 mil mulheres morrem a cada ano, tornando-o mais mortal câncer do sistema reprodutivo das mulheres. Por quê? Porque 80% das mulheres descobrem quando é tarde demais. O que os médicos estão aprendendo agora pode nos ajudar a detectar e combater o câncer ovariano cedo.

A conexão do tubo de Falópio
Ao olhar para as mulheres que têm uma predisposição genética para câncer de ovário, os pesquisadores descobriram o início do câncer em suas trompas de falópio, ao invés de seus ovários. As tubas uterinas são responsáveis por trazer óvulos pelos ovários ao útero, e os cientistas agora acreditam que podem também ser iniciado células de câncer nos ovários, onde um rico suprimento de sangue dá-lhes um lugar fértil para crescer.

A pesquisa é nova e precisa ser confirmada, mas poderia dar aos médicos um novo local para procurar sinais precoces de câncer de ovário, que tem muito poucos sintomas e é difícil de detectar. Ainda mais emocionante, 40 estudos mostraram que a laqueadura tubária (cirurgia em que as trompas estão "amarrados", previne gravidez, impedindo os ovos de viajar para o útero), reduz o risco de câncer de ovário em um terço. E desde que a remoção do ovário tem muitos efeitos colaterais graves, como o risco elevado de doença cardíaca, osteoporose e demência. A laqueadura pode ser um caminho mais seguro para reduzir o risco de câncer de ovário.
O que isso significa para mim?
Se você está no risco elevado para câncer de ovário, você pode querer conversar com seu médico sobre as pesquisas de ponta e como você pode ser capaz de aproveitá-lo em um futuro próximo para reduzir o seu risco.

3 Etapas para diminuir o risco de câncer no ovário.
  1. Conheça o seu perfil de risco.
    Pelo menos 10% das mulheres com câncer de ovário têm um parente que também tinha. Faça uma análise aprofundada da família em ambos os lados, para ver se alguém teve câncer de mama, ovário ou útero.
    Se você nunca ficou grávida e começou a menstruar antes dos 12 anos ou teve terapia de reposição hormonal para sintomas da menopausa, você pode estar em um risco aumentado para câncer de ovário.
  2. Considere a pílula anti-concepcional.  A pílula por mais de cinco anos vai reduzir o risco de câncer de ovário em cerca de 50%. Discuta com o seu médico, pois ele também pode elevar o risco de outras condições de saúde.
  3. Adicione 3 alimentos para sua dieta diária contra o câncer.   
    A aveia se mostrou potente para reduzir o risco de câncer de ovário, e é uma fibra, ideal para começar o dia, não importa por qual motivo. 
    Espinafre e outros vegetais vibrantes
     são ideais no combate ao câncer, uma vez que é rico em flavonoides, que alem de erradicar o câncer, inclui ações anti-inflamatória, hormônal, anti-hemorrágica e anti-alérgica.
    Brócolis e caulifower
     ambos são alimentos ricos de compostos que podem quebrar a química câncerigena no corpo. Ambos foram eficazes em reduzir o risco de câncer de ovário e ajudar os pacientes a viver mais tempo com ele.

    Seis Sinais de aviso que você não deve ignorar
    Quando o câncer cresce nos ovários, que secretam hormônios e outras substâncias há aumento de gás na cavidade abdominal, lentamente do intestino para baixo, seguido por prisão de ventre e sensação de pressão e constipação. Aqui estão os seis sintomas críticos:
    • Inchaço
    • Aumento do volume abdominal
    • Dor abdominal
    • Dor pélvica
    • Dificuldade de se alimentar
    • Constipação
    Se você sentir qualquer um destes sinais de aviso, não entre em pânico. Estes sintomas são comuns e podem ser associados a várias condições diferentes, o que significa que pode ser outras dezenas de problema que passe longe de ser cancerigeno. Se elas são novas para você, persistem por mais de algumas semanas, você deve conversar com seu médico para fazer o rastreio.

3 comentários:

  1. obs. quando minha mae sentiu esses sintomas e levamos ao médico disseram que já era tarde não podiam mais fazer nada, ela morreu em 40 dias.
    e ai? não entendo.

    ResponderExcluir
  2. Publiquei esta matéria na intenção de informar as pessoas sobre a importância da prevenção, principalmente do câncer que é séria e atinge milhares de mulheres pelo mundo. Sinto muito que esta mensagem não serviu para o seu caso em especifico. Se tiver alguma outra mulher na sua familia peço que fique atento a isto porque não é descartada em caráter nenhum a hipótese de que o câncer é uma doença genética. Caso o sintoma já se manifesta em outras pessoas da sua família procure um médico e não deixe de insistir caso sinta realmente que a saúde possa estar comprometida.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com essa matéria. eu tive essas dores e inchaço, gases .. e fui diagnosticada com cancer de ovário... fia a retirada dos 2 ovários e utero e fiquei na menopausa... faço exames a cada 3 meses ..caso alguém queira falar sobre isto me escreve. anacristinanatalrn@gmail.com

    ResponderExcluir