sábado, 28 de novembro de 2009

Quem disse que no Espírito Santo não da Onda?

Quando pequeno era louco para aprender a surfar, então ia com meu amigo Vinícius para o primeiro pier da praia de camburi que mal da ondas para praticar wind surf, matando todas as aulas de inglês que tinha nas terças e quintas. Me esforçava ao máximo para encontrar o equilíbrio em cima das marolas de tamanho macroscópico, características de toda a orla de Vitória. Pesquisando sobre as melhores praias do Espirito Santo para a pratica do esporte, acabei por descobri vários lugares incríveis.

O litoral do estado atinge mais de 300 km de pura diversidade e ao Norte principalmente a autos picos pra quem procura praticar o esporte, mas é ao Sul na praia de Ubu que o mar inicia sua fúria, graças a sua bancada de coral aonde as ondas chegam até oito pés.


Seguindo do sul rumando para o norte damos de cara com Guarapari, que também rolam altas ondas e é uma opção viável para quem mora ou passa férias na região da grande vitória, com as praias de Setiba Pina (apelidada carinhosamente pela galera do surfe como setibão), tem um beach break com ondas fortes e tubulares, com características triangular, sendo considerada assim a praia com um dos melhores picos do estado. E logo adiante ainda em Guarapa encontramos a praia do ulé que esta sempre incluída nos torneios de surfe do estado.

Em vila velha há a Barra do Jucu, com formação de ondas no encontro com o rio, seguindo em direção sul com beach break encontramos ótimas ondas na praia.

Em Manguinhos encontra-se uma formação de laje que forma ondas boas para o surfe. A Praia Mole, que esta ao sul de manguinhos tem ótimas ondas e geralmente é listada nas baterias de campeonato.

Essas praias que estou postando aqui são às que encontrei com mais proximidade da grande vitória, mas ainda existe uma infinidade de praias possíveis para a pratica do surfe como a praia dos padres, Praia do rio preto, Praia do morro, Jacaraípe, Barra do Jucu, Coqueiral de Itaparica e a Praia da baleia

Pra quem ainda não teve seu primeiro contato com a prancha há uma escolinha de surfe na região da Serra com ótimos preços variando de R$20,00 a R$200,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário