terça-feira, 13 de abril de 2010

Dia D reforça importância da vacinação contra gripe pandêmica




 Até às 18h deste sábado, mais de 18,3 milhões de brasileiros foram imunizados. Filhos do ministro José Gomes Temporão e trio BBB tomaram a vacina, dando exemplo a jovens de 20 a 29 anos

O Ministério da Saúde promove neste sábado (10) o Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1, em parceria com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A mobilização visa à imunização de gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a menos de dois anos e jovens de 20 a 29 anos. Até hoje às 18h, 18.317.600 brasileiros haviam se vacinado contra a gripe pandêmica.
Para marcar a abertura do “Dia D”, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, levou três dos quatro filhos (José Eduardo, 25, Fernando, 27, e Guilherme, 29) para se vacinarem no posto de saúde do Centro de Cidadania Rinaldo Delamare, na Rocinha, no Rio de Janeiro. A convite do Ministério da Saúde, o trio do Big Brother Brasil Kadu, 25, Lia, 29, e Ana Marcela, 25, também tomou a vacina no local, dando o exemplo para o grupo prioritário de 20 a 29 anos. Os três BBBs e os filhos do ministro foram vacinados pelo secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna.
O ministro Temporão destacou a importância da vacinação, que ocorre hoje em 36 mil postos de todo o País. “A vacina é muito segura e não tivemos relato de nenhuma complicação importante. Tome a vacina e proteja-se”. Ele fez um alerta que, em 2009, foram 2 mil casos de morte pela gripe e este ano foram 50, sendo 32% de mulheres grávidas. “A mulher, em qualquer fase da gravidez, deve tomar a vacina”, enfatizou.
BALANÇO PARCIAL - Em 2010, até o dia 3 de abril, foram registrados 361 casos de pessoas internadas com doença respiratória grave em todo o país. Mais da metade (56,2%) ocorreu na região Norte (203 casos). No mesmo período, houve 50 óbitos, nos estados do Pará (25), Paraná (8), Amazonas (6), Amapá (2), Maranhão (2), Minas Gerais (2), Goiás (1), Piauí (1), Ceará (1), Paraíba (1) e São Paulo (1).
Temporão também alertou para a circulação de boatos sobre a segurança da vacina, principalmente na internet. “Informações desse tipo são um disparate e revelam profunda ignorância. A população deve confiar no seu médico e nas autoridades de saúde, não em qualquer texto, escrito não se sabe por quem, que circula na rede mundial de computadores”.
“DIA D” DOS IDOSOS – Os idosos com doenças crônicas devem aguardar, pois terão um “Dia D” exclusivo para eles. Será em 24 de abril, quando começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum, que vai até 7 de maio. Nesse período, todas as pessoas com mais de 60 anos serão imunizadas contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinadas também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário