terça-feira, 14 de setembro de 2010

Beterraba reduz a pressão



Uma pesquisa publicada no jornal da Associação Americana do Coração concluiu que o suco de beterraba é eficaz contra problemas cardíacos. Segundo estudiosos da Universidade Rainha Mary, em Londres, a bebida tem capacidade de reduzir a pressão arterial, diminuindo o risco de entupimento dos vasos sanguíneos. Os autores chegaram a essa conclusão após avaliarem pacientes que tomaram um copo da bebida (250 ml) e tiveram suas pressões arteriais bastante reduzidas em medições feitas 24 horas depois. Para o grupo, os nitratos presentes na beterraba são a razão dos seus benefícios. Eles produzem um gás conhecido como óxido nítrico no sangue, que alarga os vasos sanguíneos e as artérias e reduz a pressão arterial.




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"O amendoim é rico em cálcio, o que ajuda a fortalecer a estrutura óssea e auxilia na prevenção da osteoporose"
Marcella Xavier, nutricionista
Alecrim combate toxinas da carne
Submeter a carne a altas temperaturas cria as toxinas aminas heterocíclicas (AHCs), que têm sido consideradas substâncias cancerígenas. Para acabar com o problema, adicione alecrim à carne antes de grelhar, fritar ou assar.
O alecrim possui três antioxidantes específicos: ácido rosmarínico, carnosol e ácido carnósico.
Um estudo, realizado há dois anos, comparou vários marinados e descobriu que um dos que menos possuía toxinas era uma mistura caribenha que continha esses três antioxidantes.
O alho e a cebola, segundo estudos, também são eficazes no combate às toxinas, porém menos eficientes que o alecrim.
Troca esperta
Em busca de opções mais saudáveis para incrementar o café da manhã ou o lanche entre as refeições? a nutricionista Regina Corrêa recomenda:
Fotos: Shutterstock / Divulgação
Chá-mate uma xícara possui 110 calorias e não sacia a fome. Vale lembrar que a erva é rica em cafeína, portanto, capaz de estimular a função cerebral e muscular. Porém, se consumida em excesso, pode causar transtornos ao sistema gastrointestinal.
Iogurte desnatado contém 50 calorias e alivia a sensação de fome entre uma refeição e outra. Auxilia na produção de anticorpos, hormônios e enzimas importantes para o metabolismo, contribuindo para reforçar o sistema imunológico.

5 verdades sobre o broto de bambu
1 Possui propriedades anticancerígenas e rejuvenescedoras.
Cem gramas do broto possuem apenas 27 calorias e 533 mg de potássio, mineral que evita hipertensão e problemas no coração.
3 Existem vários tipos de bambu, mas o que se come é o broto da espécie chamada moosoochiku, que é mais macio e tem sabor suave.
4 Na hora de comprar, escolha aqueles mais grossos, com casca luminosa, firme e ponta amarela, pois os que têm ponta verde são mais amargos.
Para os orientais, o bambu é material nobre e simboliza sabedoria, serenidade e paz. A planta dá um exemplo que deve servir aos homens: mostra que diante de adversidade, o melhor é ser flexível.




Nenhum comentário:

Postar um comentário