quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Combinação de ervas chinesas alivia efeitos da quimioterapia em ratos


18/08/2010 16h46 - Atualizado em 18/08/2010 16h48 - G1 Ciência!


Estudo foi publicado na revista 'Science Translational Medicine'.
Produtos são usados pela população da China há 1,8 mil anos.

Do G1, em São Paulo
Quimioterapia pode ser aliviada com ervas chinesas, diz estudo.Quimioterapia pode ser aliviada com combinação
de ervas chinesas. (Foto: Salina Hainzl/stock.xchng)
Estudantes da Universidade Yale, nos Estados Unidos, estudaram o efeito de ervas chinesas usadas há mais de 1,8 mil anos para reduzir efeitos colaterais de quimioterápicos em ratos. O resultado do estudo foi publicado nesta quarta-feira (18) na revista Science Translational Medicine.
A fórmula usada no experimento reuniu uma combinação de quatro ervas e é chamada PHY-906. A base é uma receita chinesa conhecida como Huang Qin Tang, empregada historicamente para o tratamento de náuseas, vômitos e diarreia.
Durante a pesquisa, o grupo de cientistas levantou a hipótese da combinação reduzir os efeitos colaterais gastrointestinais do emprego de quimioterapia, sem prejudicar a cura do câncer nos roedores.
Segundo a equipe, ratos medicados com PHY-906 perderam menos peso e desenvolveram mais atividades contra os tumores na comparação com roedores que não receberam a combinação de ervas.
Esta combinação de ervas representa o casamento entre o Ocidente e o Oriente nas técnicas de tratamento do câncer"
Yung-Chi "Tommy" Cheng,
professor de farmacologia
Drogas atuais não conseguem reproduzir a ação da fórmula como inibição de inflamação e criação de novas células no intestino, segundo os pesquisadores. Normalmente, os medicamentos utilizados para dar conta dos efeitos colaterais focam no tratamento de apenas um dos problemas.
"Esta combinação de ervas representa o casamento entre o Ocidente e o Oriente nas técnicas de tratamento do câncer", afirmou Yung-Chi Cheng, professor de farmacologia e um dos diretores do programa de desenvolvimento terapêutico do Centro de Câncer de Yale. "A quimioterapia causa muito desconforto a milhões de pacientes, mas a fórmula PHY-906 tem muitos compostos biologicamente ativos que reduzem esses efeitos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário