domingo, 22 de agosto de 2010

Droga anti-inflamatória é nova promessa contra infecções pulmonares


Foto: Divulgação/Universidade de Rochester
Os pesquisadores Terry Wright e Jing Wang
Próxima »  
Os pesquisadores Terry Wright e Jing Wang






Medicamento usado para tratar a inflamação desempenha um papel surpreendente na redução do nível de infecção causada por um fungo oportunista, que é mortal para pacientes com AIDS e câncer, e outras pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos.


                                                 _____

Sulfasalazina estimula o organismo a
se livrar 
dos fungos invasores,
aumentando a capacidade do corpo
para destruí-los totalmente

_____

A droga Sulfasalazina estimula o organismo a se livrar dos fungos invasores, aumentando a capacidade do corpo para destruí-los completamente, ao invés de deixar os restos nos pulmões, onde eles iriam continuar a provocar um ataque de inflamação prejudicial.
Além de abrir um novo campo de investigação sobre a pneumonia por Pneumocystis ou PCP, causada pelo fungo Pneumocystis jirovecii, o trabalho com camundongos também oferece a possibilidade de manipular as células imunes chamadas macrófagos para melhorar o tratamento de infecções.
Durante um ataque de pneumonia, os pulmões tornam-se um campo de batalha, onde o corpo ativa uma série de forças contra os micróbios invasores. Mas mesmo quando o corpo consegue vencer, o prejuízo é enorme. Células do sistema imune, como neutrófilos e macrófagos, podem inundar os pulmões e, literalmente, sufocar as pacientes. E quando os restos de micróbios mortos enchem os pulmões, mais e mais células imunes são chamadas para limpar a área, piorando o problema e dificultando a respiração.
"Muitas pessoas assumem que uma vez que o micróbio está morto, os pacientes normalmente começam a melhorar imediatamente. Mas, na pneumonia, os pacientes nem sempre são submetidos a uma rápida recuperação clínica após o tratamento com antibiótico. Mesmo que o fungo tenha sido morto, os detritos que ficam nos pulmões continuam a promover a inflamação", disse o autor correspondente do estudo, Terry Wright, da Universidade de Rochester, nos Estados unidos..
Uma vez que a resposta imune do corpo é essencial para conter a pneumonia nos pacientes, os médicos utilizam dois tipos diferentes de drogas em conjunto para tratar a infecção - um antibiótico para matar o invasor, e esteroides para reduzir a inflamação consequente.
A equipe de Wright avaliou os efeitos em ratos da Sulfassalazina, uma droga anti-inflamatória que tem se mostrado útil no tratamento de condições como a doença de Crohn e a artrite reumatóide. A equipe descobriu que os ratos infectados com Pneumocystis e tratados com Sulfasalazina desenvolveram uma doença muito menos grave do que os ratos não tratados. Os roedores tratados com Sulfasalazina tinham melhor função pulmonar, menor perda de peso e eram geralmente mais saudáveis do que aqueles não tratados.
Embora alguns dos benefícios tenham ocorrido devido às propriedades anti-inflamatórias da droga, o resultado incluía outra surpresa: a droga também estimula o organismo a eliminar o fungo de forma mais agressiva, aumentando a atividade das células imunes chamadas macrófagos.
"Isso foi inesperado", disse o primeiro autor do estudo, Jing Wang. "Reduzindo a resposta do sistema imunológico, você pensaria que os ratos ficariam doentes. Mas em vez disso, os ratos tratados com Sulfasalazina eram mais saudáveis. No início, pensei que era devido, unicamente, à atividade anti-inflamatória do composto, mas descobrimos que a Sulfasalazine realmente resulta em uma diminuição da carga fúngica. O medicamento ajuda o corpo a limpar a infecção", afirmou. A equipe mostrou que a atividade de macrófagos aumentou, a saúde dos animais melhorou e os níveis de fungo foram reduzidos. Cerca de 17 dias após a infecção, os ratos tratados com Sulfasalazina tinham nove vezes mais macrófagos que tinham engolido por partículas fúngicas, em comparação aos ratos que não tinham sido tratados com o composto.
"Esta decisão marca uma nova direção no que diz respeito às terapias para o tratamento de pneumonia, assim como outras doenças inflamatórias. Identificar os moduladores que podem aumentar ou diminuir a ação do nosso sistema imunológico de forma precisa é uma área cada vez maior de pesquisas", disse Wright. Recentemente, os investigadores estão percebendo que existem diferentes tipos de macrófagos, e Wright observou que o tipo, cuja atividade é desencadeada pela Sulfassalazina, não contribui para a inflamação.
Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário