sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Um dos mais promissores minerais na nutrição - O selênio.



Quinta-feira, Setembro 30, 2010Um mineral que protege as células e as organelas das membranas contra os danos oxidativos, facilita a união oxigênio-hidrogênio na cadeia metabólica, participa da síntese das imunoglobulinas e ainda é um dos minerais com alta capacidade antioxidante. Estamos falando do selênio, este mineral tão promissor no combate ao envelhecimento e na promoção da saúde.

Um potente aliado no combate ao envelhecimento e principalmente contra o câncer. O selênio é um oligoelemento encontrado naturalmente em alimentos como nozes, alimentos marinhos, carnes como rim, fígado e aves. A quantidade de selênio em cereais está condicionada ao solo onde foram colhidos. Estudos experimentais de laboratório, ensaios clínicos e epidemiológicos têm estabelecido o papel do selênio na prevenção de diversas doenças degenerativas, incluindo o câncer, doenças inflamatórias, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, envelhecimento e infecções. A maioria destes efeitos estão relacionados com a função de selênio nos sistemas de enzimas antioxidantes.

Vale lembrar ainda que a concentração de selênio nos alimentos depende bastante da concentração do mineral presente na água e no solo onde os alimentos foram plantados ou de que os animais se alimentaram.

Estudo realizado pela Universidade do Arizona em Tucson, em 1996, descobriu-se que pessoas que tomaram 200 mcg de selênio por dia durante quatro anos e meio, reduziram seu risco de cancro por 32 por cento e seu risco de morte por cancro em 50 por cento. Numerosos relatos de pesquisa indicam ainda que os níveis sanguíneos elevados de selênio diminui significativamente a mortalidade por câncer, incluindo o colorretal, próstata, pulmão e pele.

Baixos níveis de selênio em pessoas portadoras de HIV têm sido associado a uma maior mortalidade. O baixo nível de selênio no plasma também tem sido associada com a senilidade e declínio cognitivo em idosos e Alzheimer.
Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário